Você sabe porque as (temidas) estrias aparecem?

Last Updated on 15 de fevereiro de 2016 by

Woman Applying Skin Cream to Thighs


Pesadelo para mulheres e homens, as temidas estrias representam um problema muito comum e desagradável para a maioria das pessoas. Mas você sabe como e por que elas aparecem?


Como as estrias aparecem?

As estrias nada mais são do que um rompimento das fibras de colágeno e elastina presentes na nossa pele, que é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Essas fibras estão presentes na derme e possuem certo limite de elasticidade. Quando elas são esticadas além desse limite, ocorre o rompimento e forma-se a estria. Veja a seguir:


Inicialmente as estrias são vermelhas (rubras) por conta do rompimento que acabou de ocorrer. A cor avermelhada deve-se à remanescência de sangue no local na tentativa de minimizar a lesão. À medida que a pele cicatriza, a estria fica branca. Esse tipo de estria mais clara é o mais difícil de “disfarçar”, pois está num estado muito avançado, o que interfere na regeneração da pele da zona afetada.


Por que ela acontece?

Como já mencionado, a estria ocorre pelo estiramento da pele. Esse estiramento pode ser em decorrência de ganho rápido de peso, crescimento repentino (que geralmente ocorre na adolescência – mulheres costumam ter na região lateral dos glúteos e homens costumam ter nas costas). Outras causas podem ser disfunções hormonais, excesso de exercícios (pessoas que fazem academia com o objetivo de hipertrofia costumam ter estrias) e a causa mais conhecida: gestação.


Estria tem cura?

Nós sabemos que estrias são esteticamente desagradáveis, principalmente quando queremos ir à praia ou piscina. Notícia ruim: as estrias não têm cura, pois, uma vez que as fibras elásticas foram rompidas, não há como fazer elas voltarem a ser o que eram antes. Notícia boa: se você ainda não tem estrias, é possível e muito fácil prevenir. Se você já tem essas temidas marquinhas, fique sabendo que já existem no mercado novos tratamentos que diminuem o aspecto delas. Esses tratamentos para estrias envolvem técnicas com equipamentos e/ou alguns produtos específicos. [No próximo post, explicamos sobre Maneiras de combater e prevenir as estrias].

E você, já sabia que as estrias aparecem dessa forma?

Imagem: Corbis

3 thoughts to “Você sabe porque as (temidas) estrias aparecem?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.