o que é nutricosméticos ou nutracêuticos

Nutricosméticos: o que são e para que servem

Last Updated on 30 de agosto de 2022 by Lucimara da Cunha

Nutricosméticos são suplementos orais que possuem em sua fórmula nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes direcionados a cuidar da pele, dos cabelos e das unhas. Também conhecidos como “suplementos de beleza”, os nutricosméticos não aparecem somente em forma de cápsulas, mas também podem ser chás, sucos, sopas e até chocolates!

A ideia dos nutricosméticos é auxiliar nos cuidados com a pele, o corpo e os cabelos, de maneira a estimular a produção de colágeno, prevenir e tratar processos de envelhecimento e danos solares na pele, auxiliar no controle do peso, entre vários outros benefícios.

Mas isso não quer dizer que ele vai fazer milagre! Um nutricosmético sempre deve estar combinado com outros três fatores: hábitos saudáveis, alimentação balanceada e uso de produtos tópicos. Assim temos o famoso conceito de tratamento de dentro para fora, também conhecido como tratamento “In & Out”.

Para que servem os nutricosméticos

Os nutricosméticos melhoram a saúde de forma geral. Nos dias atuais e com a vida tão corrida, nem sempre ingerimos todos os nutrientes e vitaminas de que o nosso corpo precisa. Dessa forma, quando não ingerimos esses nutrientes, ou quando não ingerimos as quantidades suficientes, o nosso organismo entende que precisa preservá-los para as funções vitais. Por esse motivo, por exemplo, cabelos e unhas ficam mais fracos, já que não são vitais para nossa sobrevivência, e assim o corpo corta a entrega desses nutrientes nesses locais. 

Por outro lado, quando consumimos os nutricosméticos estamos complementando a nossa alimentação e entregando ao corpo a quantidade suficiente de determinados nutrientes ou vitaminas de que ele precisa. Com isso, o corpo volta a entregar esses nutrientes para cabelo, unhas e todos os outros lugares de que necessitamos, melhorando assim a saúde do corpo todo. 

Por esse motivo, você vai encontrar nutricosméticos que mencionam a melhora da pele, cabelos, unhas,  entre outros. 

Também existem nutricosméticos que possuem substâncias que, quando ingeridas, estimulam o corpo a promover a queima de gordura. Essas substâncias são chamadas de lipolíticas ou estimulantes e auxiliam no controle do peso. 

Mas fique atento: os nutricosméticos não são medicamentos, sendo indicados apenas para pessoas saudáveis e que não possuem doenças diagnosticadas. 

Todas as pessoas podem usar? 

Os nutricosméticos, como mencionamos acima, são indicados a pessoas saudáveis que desejam complementar a sua alimentação. Mas não existe idade certa para começar a consumir nutricosméticos, isso vai depender muito dos ingredientes usados na fórmula de cada produto e da necessidade de cada pessoa. Além disso, os nutricosméticos são criados com base na dose recomendada a uma faixa etária específica. Essa informação da idade recomendada deve constar no rótulo do produto.  

Vale lembrar que, caso você esteja fazendo algum tratamento, é bom consultar seu médico ou nutricionista antes de inserir o nutricosmético na sua rotina. Os nutricosméticos normalmente também têm poucas contraindicações, mas é importante verificar o que está escrito na embalagem de cada produto.

Encontre o melhor nutricosmético para você

A Extratos da Terra acaba de lançar três nutricosméticos que você pode associar aos seus cuidados com a pele, o corpo e os cabelos

O Hair Pro possui nutrientes que agem nos cabelos, deixando-os mais fortes e resistentes à queda. 

Também temos o Renova Pro, um suplemento que ajuda na prevenção do envelhecimento do corpo como um todo, deixando a pele e os cabelos com aspecto saudável. 

Por último, o Modela Pro, produto com substâncias estimulantes que auxiliam no controle da saciedade e do peso. 

Saiba mais sobre esses produtos clicando nas imagens abaixo. Qualquer dúvida, deixe o seu comentário que ficaremos felizes em te ajudar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.