4 dicas para evitar o brilho excessivo em peles oleosas

Tratar a pele oleosa pode ser um pesadelo para muitas pessoas. Manter a disciplina e uma rotina de cuidados rigorosos e com os produtos certos dá trabalho, mesmo. A pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, isso ocorre por causa da produção de sebo, que é maior nesse tipo de pele. Mas quais são os fatores que contribuem para a formação da oleosidade?

A herança genética é um deles, seguida pelas alterações hormonais, excesso de sol, estresse e uma dieta baseada em alimentos com alto teor de açúcares e gorduras ruins. A pele oleosa apresenta poros dilatados e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.

Se você se identifica com essas características e está cansada de buscar várias alternativas que não apresentam efeito, aqui vão 4 dicas valiosas para amenizar a oleosidade e garantir uma pele bem cuidada.

Dica 1) Considere a água termal e os tônicos os seus melhores amigos.

Por ser composta de minerais e oligoelementos como cálcio, magnésio e zinco, a água termal tem pH neutro – ou seja, apresenta uma ação cicatrizante e calmante. Já os tônicos (sem álcool) ajudam a limpar profundamente a pele, preparando-a para receber a hidratação. Aposte nos dois para reduzir a sensibilidade e equilibrar o pH das regiões oleosas, minimizando possíveis irritações.

Dica 2) Fique longe dos tratamentos abrasivos.

Por mais sedutor que pareça, realizar tratamentos esfoliantes, químicos e adstringentes não evitará a oleosidade. A pele oleosa é sensível e, por isso, tem mais chances de ficar irritada com facilidade. O melhor tratamento é sempre com ingredientes suaves e reguladores. Vale lembrar que soluções caseiras, como máscaras de frutas, também não são recomendadas sem o aval de um especialista.

Dica 3) Escolha filtros solares específicos para peles oleosas.

Dermocosméticos que ofereçam controle da oleosidade e umidade são os ideais. Eles garantem a sensação de limpeza que você precisa por mais tempo. Além disso, alguns produtos contém base em sua formulação e são livres de óleo, deixando longe da sua pele o toque engordurado comum em muitos protetores.

Dica 4) Use sabonetes próprios, deixe o seu separado do resto da família.

Hoje em dia podemos comemorar! Já existem sabonetes que são pensados para cuidar da pele oleosa. Entre os ativos presentes na formulação desses produtos está o ácido salicílico, responsável por remover as células envelhecidas e que contribui para a renovação celular. Esse ativo possui atividade anti-inflamatória, antimicrobiana e previne a obstrução dos poros, deixando sua pele limpinha e livre para respirar – sem sensação de oleosidade.

Você encontra esse ativo no nosso Aquaface Sabonete Líquido Antiacne e também na Loção Tônica Facial Antiacne.
Ficou com dúvidas? Fale com a gente e siga-nos nas redes sociais para acompanhar todas as novidades e informações sobre todos os tipos de pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *