10 coisas que você pode estar fazendo errado ao tomar banho

Ah, nada melhor do que um banho quando chegamos em casa. No inverno então, aquela água bem quentinha, é uma verdadeira terapia de relaxamento, concorda? Acontece que nós costumamos manter alguns hábitos muito errados nesse momento (tão gostoso) do dia. Usar somente água e sabonete não é a maneira mais eficaz de remover as impurezas e limpar a pele.

Se você costuma sentir coceira na pele, depois de sair do chuveiro, você provavelmente está tomando banhos muito quentes. Quer saber o que você está fazendo errado? Indicamos esse, e outros hábitos comuns que você deve evitar fazer agora mesmo. Se deseja ter uma pele suave, limpa e saudável, confira nossas dicas.

1) Lavar o rosto no banho

Como costumamos tomar banho de morno a quente, o ideal é evitar lavar o rosto embaixo do chuveiro. Justamente pela agressão da temperatura à pele, opte por lavar na pia (antes do banho) com água de morna à fria, sua pele e seus olhos vão agradecer!

2) Usar água muito quente

Por mais gostoso que seja, um banho com água quente agride muito a nossa pele, não só o rosto. Em dias frios, principalmente, com banhos quentes, costumamos ficar mais tempo, o que nos deixa expostos a muita água, gerando ressecamento. Banhos mornos são os ideais – e vão deixar sua pele mais saudável e hidratada.

3) Manter sua esponja (molhada) no box

Se você gosta de tomar banho com esponja, cuide dela. Esponjas molhadas são os terrenos perfeitos (e preferidos) das bactérias. Se for utilizar, depois do banho, enxague-a bem e deixe exposta ao sol. Além de secar, o sol irá desidratar as bactérias presentes, deixando a esponja limpa e pronta para o próximo banho.

4) Esfoliar a pele todos os dias

Essa dica vale tanto para o rosto, quanto para o corpo. O indicado é esfoliar a pele 1 vez por semana, 2 vezes no máximo se você estiver realizando algum tipo de tratamento ou procedimento estético. Mais do que isso, você irá agredir todo o sistema de defesa da pele.

5) Lavar o cabelo todos os dias

Por mais tentador e viciante que possa ser – ainda mais para quem possui a pele oleosa, você não precisa lavar os cabelos todos os dias. Ao fazer isso, retiramos os óleos naturais produzidos pelo couro capilar. O mais indicado é realizar uma limpeza completa, com produtos adequados para o seu tipo de cabelo, a cada 2 dias.

6) Aplicar condicionador na raiz

Pare já! O couro cabeludo produz naturalmente óleos para hidratar e manter fortes os fios. Se você aplicar o condicionador na raiz, poderá aumentar a oleosidade natural, deixando o cabelo pesado e obstruído, sem poder respirar.

7) Não limpar os pés

Quem se lembra da música do “Castelo Ra-Tim-Bum” que nos mandava lavar os pés, todos os dias? Lave-os bem, em todos os banhos, entre os dedos, usando sabonete neutro. Essa higiene é muito importante e evita incômodos como frieiras e doenças como pé-de-atleta.

8) Deixar os itens de higiene molhados

Dentro do box, o ambiente é quente e úmido, o terreno mais propício para o surgimento de bactérias, germes e fungos. Por isso, cuide dos seus acessórios de banho e higiene, mantenha-os secos para combater a proliferação.

9) Usar a mesma temperatura de água o banho todo

Experimente mudar a temperatura ao final do banho, colocando o chuveiro no modo verão. Esse “choque” de temperatura irá aumentar a agilidade corporal e ajuda a aliviar a fadiga. É tudo de bom para começar ou terminar o dia!

10) Esfregar a toalha no corpo

Elimine esse hábito, esfregar a toalha de banho com força no corpo é uma agressão à pele. Use-a com delicadeza, apertando suavemente para secar, ao invés de esfregar.

Gostou? Conte pra gente nos comentários sobre os seus hábitos diários.

Conte com as nossas pequenas dicas que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia. Cultive bons hábitos e cuide do seu bem mais precioso, sua saúde, de dentro para fora e de fora para dentro. Um beijo e até a próxima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.